Projeto Carbono (CO2)
Ecoflora Carbon, trabalhando na urgência da crise climática, e na elaboração de projetos para garantir que em todos os setores (Rural, Industrial, Urbano, Florestal, Energético e Infraestrutura) seja satisfeita a redução da emissão dos gases do efeito estufa (GEE).
É fundamental, que os projetos de carbono sejam aprovados por padrões com metodologias robustas e que assegurem desde a coleta de dados para o registro do projeto até a emissão dos créditos, para que possam ser amplamente aceitos dentro do mercado voluntário.
A equipe da Ecoflora Carbon, para atender aos padrões que possuem maior credibilidade e inserção no mercado, conta com especialistas na execução de inventário florístico para a quantificação do carbono armazenado acima e abaixo do solo (incluindo serrapilheira e solo), assim como na elaboração dos relatórios: de quantificação de estoques de carbono da floresta; da biodiversidade florística; e Laudo das análises laboratoriais.
Além das quantificações anteriores, a equipe da Ecoflora Carbon, também realiza geoprocessamento/sensoriamento, para calcular as estimativas de carbono, como o índice de vegetação NDVI; Imagens termais; Informações de altimetria e realizar cálculo do NDVI médio para os 5 anos anteriores (solicitação de créditos retroativos).
De maneira integrada e sustentável, e em atendimento aos Padrões Clima, Comunidade e Biodiversidade (CCB), a equipe da EcoFlora Carbon implementa campanha amostral para a identificação das espécies da fauna, abrangendo os grupos faunísticos: ictiofauna, herpetofauna, avifauna, mamíferos de médio e grande porte e pequenos mamíferos.
Á obtenção de créditos de carbono, ou seja, dos títulos de valor monetário referentes a redução ou remoção dos GEEs da atmosfera podem ser comercializados no Mercado de carbono.
O Mercado de carbono, principalmente o de participação voluntária negociam estes créditos com as empresas ou organizações que necessitam compensar suas emissões para melhorar sua imagem perante seus clientes.