Padrões de Desempenho de
Sustentabilidade Ambiental e Social do IFC

Padrões de Desempenho de Sustentabilidade Ambiental e Social do IFC, é a Estrutura de Sustentabilidade da IFC (Corporação Financeira Internacional) articula o compromisso estratégico da Corporação com o desenvolvimento sustentável e é parte integrante da abordagem da IFC à gestão de risco.

A Estrutura de Sustentabilidade inclui a Política e os Padrões de Desempenho sobre Sustentabilidade Socioambiental e a Política de Acesso a Informação da IFC.

A Política sobre Sustentabilidade Socioambiental descreve os compromissos, as funções e as responsabilidades da IFC relacionados à sustentabilidade socioambiental.

Os Padrões de Desempenho são direcionados aos clientes, fornecendo orientação sobre o modo de identificar riscos e impactos e destinam-se a ajudar a evitar, minimizar e gerenciar riscos e impactos, como forma de fazer negócios de maneira sustentável, incluindo o engajamento das partes interessadas e as obrigações de divulgação por parte do cliente no que se refere a atividades no âmbito do projeto.

Em conjunto, os oito Padrões de Desempenho estabelecem padrões que o cliente1 deve cumprir durante o período de um investimento concedido pela IFC:

Padrão de Desempenho 1: Avaliação e Gestão de Riscos e Impactos Socioambientais;
Padrão de Desempenho 2: Condições de Emprego e Trabalho;
Padrão de Desempenho 3: Eficiência de Recursos e Prevenção da Poluição;
Padrão de Desempenho 4: Saúde e Segurança da Comunidade;
Padrão de Desempenho 5: Aquisição de Terra e Reassentamento Involuntário;
Padrão de Desempenho 6: Conservação da Biodiversidade e Gestão Sustentável de Recursos Naturais Vivos;
Padrão de Desempenho 7: Povos Indígenas;
Padrão de Desempenho 8: Patrimônio Cultural.